quarta-feira, 2 de abril de 2014

Custo Brasil e Lucro Brasil

O Brasil é definitivamente um país para ricos. As coisas aqui são cerca de três, quatro ou até cinco vezes mais caras que seu preço real. Um ambiente como esse é propicio para o surgimento de um abismo entre os que têm e os que não têm, além é claro de todo um mercado paralelo.

Muitos dizem que a causa desses preços altos é o Custo Brasil, uma série de interferências e empecilhos na economia que refletem no preço final do produto, o que o leva a ser tão caro. Na contra mão há aqueles que defendem a tese do Lucro Brasil, que seria a prática deliberada de preços abusivos por partes dos empresários e comerciantes para terem lucros enormes sobre a população consumidora.

Então, qual a verdadeira causa dos preços altos, do Custo ou do Lucro Brasil? Qual de fato existe e qual não passa de uma empulhação criada por grupos políticos e teóricos só para afastar a atenção do real problema? As coisas são caras de forma intencional ou não? Bem, pode ser chocante o que será dito, mas, tanto o Custo Brasil quanto o Lucro Brasil são reais.





Pode parecer contraditório, mas tanto o Custo quanto o Lucro Brasil são causados por uma mesma coisa, e eles existem em paralelo em nossa economia, levando assim a preços absurdos. A causa é: falta de liberdade econômica.

O Brasil está em uma condição em que a liberdade de mercado está cada vez menor. Por anos viemos caindo nos indicadores de liberdade econômica, e a tendência é só piorar. Ano passado éramos o 100º país em liberdade econômica no mundo – o que já era algo muito ruim – e nesse caímos para 114º.

Com tanta interferência na economia, tais como impostos, burocracia, protecionismo, leis trabalhistas absurdas, insegurança jurídica, falta de infraestrutura, não é de se surpreender que as coisas estejam tão caras. Caso o empresário não repasse os custos e despesas no preço final dos produtos, obviamente começará a ter prejuízos que o levarão à falência.

Mas onde entra o Lucro Brasil nessa história? O Lucro Brasil se dá nos casos de grandes empresas.

Uma economia com muitas barreiras torna a entrada deveras custosa. Dessa forma, apenas umas poucas corporações que possuem muito dinheiro e influência política vão ter potencial para entrar no mercado. Sendo assim, uma vez no mercado terão poucos concorrentes, o que as levará a praticar preços abusivos e oferecerem produtos de qualidade duvidosa. Os consumidores não terão escolha, afinal, só há aquelas no mercado oferecendo aquele determinado tipo de produto ou serviço.

A culpa dos preços altos no Brasil, dependendo do setor, se dá tanto por questões de interferências econômicas como uma ação deliberada e por parte de grandes corporações para lucrar em cima dos consumidores. A causa de ambos se dá pela falta de liberdade econômica no Brasil. Se quisermos acabar com esse Brasil Surreal, devemos antes de tudo lutar por um Brasil mais livre economicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário